A Estória do VCC
Como identificar uma seita
Predestinação/Livre Arbitrio
Budismo
Catolicismo Romano
Confucionismo
Hinduísmo
Islamismo
Judaísmo
Taoísmo
Xintoísmo
A Família/Meninos de Deus
Adventismo
Candomblé
Católicos Carismáticos
Ciência Cristã
Congregação Cristã no Brasil
Cultura Racional
Espiritismo Geral
Espiritismo Kardecista
Feitiçaria
Hare Krishna
Igreja Messiânica
Igreja da Unificação - Reverendo Moon
LBV
Mormonismo
Nova Era
Racionalismo Cristão
Reencarnação
Satanismo
Seicho-No-Iê
Tabernáculo da Fé
Testemunhas de Jeová
Umbanda
Unicismo
Willian Soto Santiago
Maldição de Família
Teologia da Prosperidade
G12
Batalha Espiritual
Espirítos Territoriais
Cura Interior
 
 
 
 

QUEM SÃO OS HARE KRISHNA

   

Origem: De origem hinduísta, fundada pelo iogue vishnu, Sua Divina Graça Abhay Charan de Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Local: Nova Iorque, Estados Unidos.

Data: 1966

HISTORICO

Denominada como Associação Internacional para a Consciência de Krishna, e conhecida como movimento Hare-Krishna, essa sociedade de âmbito mundial é adepta de Bhakti-Yoga, tida como ciência eterna do serviço de amor oferecido a Deus. Consideram-se os verdadeiros continuadores da sabedoria védica, introduzida na Índia pelos invasores arianos e misturada a inúmeras crenças locais. Entre os livros da religião está o Maabarata, um poema épico que trata o Krishna como um semi deus, uma encarnação de Vishnu, considerado grande deus do hinduísmo.

Um homem chamado Chaitanya, que viveu no século 15, instituiu o culto ao deus Vishnu, opondo-se ao culto da divindade local, Shiva, e ensinava que Krishna era a principal divindade.

A Associação Internacional para a Consciência Krishna, chegou ao Ocidente em 1965, e teve seu primeiro templo em 1966, na cidade de Nova Iorque e em São Francisco, chegando em 1967 até Boston e Montreal, no Canadá. Em 1968 alcançou Londres, graças a um donativo vindo dos Estados Unidos de 10 mil dólares.

Todo esse movimento teve como responsável sua divina graça Abhay Charan de Bhaktivedanta Swami Prabhupada, após receber do seu mestre Sua Divina Graça Sri Srimad Bhaktisiddhanta Saravasti Gosvami Maharaja, a missão de levar a filosofia para o Ocidente.

Nascido em Calcutá no ano de 1896, batizado por seus pais como Abhay Charan De (“Sem temor junto dos pés semelhantes ao lótus do Senhor”). Prabhupada organizou família, que abondonou em 1922 e morreu em 14 de novembro de 1977, em Mathura, Índia, deixando um enorme acervo de clássicos religiosos e filosóficos da Índia. Apesar da perda, a Associação Internacional para a Consciência de Krishna continuou em face dos discípulos escolhidos por Prabhupada antes de sua morte. Estes novos líderes foram organizados em comissões de governos, a fim de dirigir a liderança espiritual de diretores, funcionários e presidentes que se reúnem anualmente, a fim de, democraticamente, aceitar decisões da comissão de governo.

Hoje, a A.I.C.K. conta com mais de cem sedes no mundo todo, instalada no Brasil desde 1975, consta com mais de 150 monges, e centros fixados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife, sendo a sede nacional em São Paulo, no bairro da Aclimação. O movimento chegou ao Brasil através de norte-americanos que visitaram as principais capitais brasileiras e introduziram a seita.

Tanto no Brasil como no exterior há queixas de vários incidentes com o movimento. Fatos de pessoas levadas sem consentimento de família, e prática de lavagem cerebral são as queixas mais comuns. Há muitas reivindicações às autoridades no sentido de barrar o crescimento do movimento, fato que levou o governo argentino a proibir as atividades da seita naquele país.

Princípios Fundamentais da Associação Internacional para Consciência de Krishna.

a) A verdade absoluta está contida em todas as santas escrituras, como a Bíblia, o Corão e outras. Os Vedas são as Escrituras mais antigas, destacando-se o Bhagavad-gita, transcrição exata das palavras de Deus.

b) Deus, o Krishna, é onipotente, onipresente e onisciente. Ele é o Pai de todos os seres, aquele que dá a semente e mantém toda a criação cósmica.

c) O homem é uma alma espiritual eterna, parte integrante com Deus.

d) Deve-se fazer todas as coisas como oferecimento a Krishna.

e) Os alimentos devem ser apresentados ao Senhor, Krishna se converte no oferecimento e purifica-os.

   
   
 
 
 
CREIA ® Centro Religioso de Estudos e Informações Apologéticas -2005 - Desenvolvido por Paulo Roberto